Dia Mundial da Água-Escrita

atividade 3º ano dia mundial da água lista de palavras

Essa atividade é indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental I, mas pode ser trabalhada com o 2º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo além de conscientizar sobre a importância da água em nossas vidas, como aprimorar a produção escrita dos estudantes.

Inicialmente o professor pode explicar sobre o ciclo da água e solicitar que os estudantes ilustrem esse ciclo na atividade. Indague-os se é um ciclo, por que há o problema da falta de água em alguns lugares e por que precisamos economizar, destacando os efeitos das mudanças climáticas e da poluição dos rios.

Depois aproveite o tema e explore mais sobre o Dia Mundial da Água, como a importância dela, as utilidades e a conscientização acerca do seu consumo; através de literatura infantil, músicas, ou outros tipos de textos e metodologias. Dessa forma elabore peça que os estudante complete as frases, descreva sua importância e pense em formas de economizar e colaborar para que nunca falte.

Após essa atividade, os estudantes poderão realizar a confecção de cartazes sobre o uso consciente da água: Divida os estudantes em grupos e peça para que eles confeccionem cartazes sobre o uso consciente da água. Cada grupo pode escolher um tema relacionado à água, como por exemplo, "Não desperdice água", "Reutilize a água da chuva" ou "Cuide dos rios e mares". Os cartazes podem ser expostos na escola ou em outros locais públicos, como forma de conscientização.


HABILIDADES:

EF03GE09- Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.

EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15AR04- Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

Celebrando o Dia Mundial da Água: Uma Aventura Educacional 💦🌍

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade